17
Jan
14

Entidades sindicais da educação convocam para o pré-lançamento da Campanha Salarial dos SPF’s dia 22/01

ReuniaoEntidades_16_01_14 (1)Entidades sindicais dos servidores da educação se reuniram na manhã de hoje, dia 16/01, na sede do SINASEFE/PA, para definir ações de mobilização e divulgação para a Campanha Unificada dos SPF’s 2014.

A primeira atividade está marcada para 22/01, a partir das 07h, com caráter de Dia Nacional de Lutas. E a escolha do local para a realização do ato de pré-lançamento da campanha salarial é estratégica: em frente ao Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), alvo da política privatista do governo Dilma.

Os sindicalistas explicaram que a Administração Superior da UFPA, sem garantir um amplo debate com a comunidade acadêmica e com os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), aprovou a adesão da universidade à EBSERH, ignorando a dimensão do patrimônio que será entregue à empresa e as consequências negativas deste ato para o ensino, pesquisa, extensão e para a autonomia universitária.

A EBSERH

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) é uma empresa de direito privado que pretende colocar os principais hospitais de referência em tratamentos de média e alta complexidade do Estado a serviço de uma lógica privada e privatizante, que segue a cartilha de um governo federal que encara os investimentos em saúde e educação pública, não como investimentos, mas como gastos que precisam ser custeados por parcerias com os planos de saúde, a indústria farmacêutica e as universidades privadas, a partir da disponibilização de leitos e vagas de estágio e residência para quem puder pagar mais.

A votação sobre a adesão da UFPA à EBSERH ocorreu no dia 17/12, durante reunião Extraordinária do Conselho Universitário (CONSUN), e concluída eletronicamente em meio a protestos da comunidade acadêmica. A votação computou 71 votos, dos quais 68 foram favoráveis à adesão, dois contra e uma abstenção. O total de votos recebidos representa 81% dos membros do CONSUN aptos a votar. O número de votantes favoráveis à adesão à Ebserh representa 96% do total de votos recebidos. Os votos contrários equivalem a 3%. O índice de abstenção foi 1%. Um total de 17 conselheiros não votaram, mas enviaram posicionamentos por e-mail.

“Não reconhecemos o resultado de uma votação realizada pela internet e continuaremos firmes para impedir que uma empresa venha gerir, de forma privada, os hospitais universitários João de Barros Barreto e Bettina Ferro de Souza, afirmou a coordenadora-geral do SINDTIFES/PA, Angela Azevedo. O diretor do SINASEFE/PA, Antônio Vitorino, reafirmou o apoio à luta contra a privatização da saúde e também ressaltou o empenho dos servidores do IFPA e da Escola Tenente Rêgo Barros (ETRB) no sentido de garantir a educação pública, gratuita e de qualidade.

Marcha de abertura da Campanha Salarial dos SPF’s 2014

Foi aprovado também a organização de uma caravana para participar do lançamento unificado da Campanha Salarial em Brasília, no dia 05/02, do Seminário Nacional sobre a Dívida pública, no dia 06/02, e da reunião ampliada das entidades dos SPFs para discutir a ampliação da mobilização e o indicativo de greve já sinalizado por algumas entidades.

Além do diretor do SINASEFE/PA, Antônio Vitorino, também estavam presentes representantes do SINDTIFES/PA, Angela Azevedo e Rogério Nonato, do SINTSEP, Francisco Lopes, da ADUFPA, João Santiago, e do SINTPREVS.

Confira o calendário nacional de luta

22/01 – Lançamento da Campanha Salarial dos SPF nos estados, com caráter de Dia Nacional de Lutas
23/01 – Reunião, às 16h, em Brasília, para avaliação das ações realizadas no dia 22/01
05/02 – Ato público em Brasília, a partir das 9h, em frente ao Bloco K, Ministério do Planejamento, na Esplanada dos Ministérios
06/02 – Seminário sobre a Dívida – Auditoria Cidadã
07/02 – Reunião ampliada das Entidades dos SPFs para discutir a ampliação da mobilização e o indicativo de greve já sinalizado por algumas entidades
12/02 – Reunião das Centrais Sindicais com o senador Romero Jucá (PMDB-RR), relator do Projeto de Lei (PL) que restringe o direito de greve dos servidores públicos federais que deverá apontara data para uma audiência pública.

Fonte: SINASEFE-PA, com informações da CSP-Conlutas e SINDTIFES/PA


0 Responses to “Entidades sindicais da educação convocam para o pré-lançamento da Campanha Salarial dos SPF’s dia 22/01”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


AGENDA

JANEIRO/2014

04 - Reunião das Entidades do Serviço Público, em Brasília/DF

05 - Marcha de Abertura da Campanha Salarial 2014 dos SPFs, em Brasília/DF

06 - Seminário sobre Dívida Pública, em Brasília/DF

07 - Plenária do Fórum de Entidades do Serviço Público, em Brasília/DF

13 - Reunião da CNS, em Brasília/DF

21 - Prazo final para realização das assembleias para eleição de delegados do 28º CONSINASEFE e para discussão da greve

22 a 23 - 120ª PLENA do SINASEFE, em Brasília/DF

NOVO SITE DO SINASEFE-PA

Vídeos

Fotos

Janeiro 2014
S M T W T F S
« Dez   Fev »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Arquivos

Diretoria Executiva – Biênio 2013/2015 – Gestão Ação e Luta

Coordenação Geral
Antônio Vitorino de Morais
Acácio Tarciso Moreira de Melo
Carlos Alberto Nobre da Silva

Secretário Geral
Cledson Nahum Alves

Secretário Adjunto
Luiz Otávio Monteiro Barroso

Tesoureiro Geral
Waldemir Gonçalves Nascimento

Tesoureiro Adjunto
Bartolomeu José de Barroso Junior

Secretário de Formação Política e Sindical
José Maria Cardoso Sacramento

Secretario de Imprensa e Divulgação
Maria Grings Batista

Secretario de Assuntos Legislativos e Jurídicos
Valderino Assunção Souza

FALE CONOSCO

TWITTER

Estatísticas do Blog

  • 70,916 Visitantes

Acessos no dia de hoje

política

%d bloggers like this: