13
Dez
13

GT Carreira do SINASEFE debate questões levantadas por CNS e CND

GTcarreiradez_12_13_12_13As bases do SINASEFE reuniram-se ontem, em Brasília/DF, no primeiro dia do GT Carreira, para debater questões referentes ao PCCTAE com a Comissão Nacional de Supervisão (CNS) e à Carreira Docente do Magistério do EBTT com a Comissão Nacional Docente (CND). 55 trabalhadores/as da Rede Federal estiveram presentes na atividade, que foi transmitida ao vivo por nosso canal de vídeos no YouTube para 138 telespectadores.

Os/as mais de 50 representantes dos/as técnico-administrativos/as e dos/as docentes expuseram todas as lutas travadas e nossas conquistas – que, infelizmente, foram poucas! – no ano de 2013. A proposta de Carreira Única dos/as Trabalhadores/as da Educação foi amplamente defendida, inclusive como necessária à composição do tema da Plenária Nacional que começa amanhã (14).

O GT, que tem duração até hoje (13), foi designado para impulsionar os principais subsídios a serem avaliados e votados pelos delegados da 119ª PLENA. A pauta proposta foi aprovada na abertura do evento, dando início aos trabalhos com as apresentações dos GT do Acordo de Greve de 2012.

Nesse sentido, os participantes foram instruídos sobre o andamento das discussões postergadas pelos órgãos do governo: Ministério da Educação (MEC), Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) e Ministério da Defesa (MD). Como já divulgamos, em nenhum GT houve avanços significativos, mas apenas a emissão de relatórios sem acordos entre as bancadas sindical e governista.

Ainda pela manhã, Josemar Marques e José Carlos de Souza, membros da CNS, expuseram a Portaria Interministerial do MEC-MPOG que trata o afastamento dos/as técnico-administrativos/as para fins de capacitação e qualificação.

Os/as trabalhadores/as presentes ao GT enfatizaram a importância do afastamento total dos/as servidores/as para que haja sua liberação sem nenhuma retaliação dos gestores nas IFEs. Os destaques ao texto interagiram com a mesa na construção de uma proposta de portaria fundamentada de acordo com a realidade de cada campus.

Pela tarde, o Plano de Desenvolvimento Profissional dos/as Servidores/as Integrantes do PCCTAE foi dissecado pelos/as presentes, com exposição do Plano pela CNS feita por Aliomar da Silva e Tonny Medeiros.

A CNS do SINASEFE discute seu texto há mais de três anos com o governo, ao qual somente no final deste ano o MEC deu seguimento, deixando ainda muitas pendências com os/as profissionais da educação. Os/as técnicos/as das IFEs Militares e os/as aposentados/as foram, mais uma vez excluídos, pelo Governo, o que somente comprova seu desprezo às nossas reivindicações de isonomia e paridade.

O debate seguinte, último do dia, foi a respeito da Carreira dos Docentes do EBTT, explanada pela CND do SINASEFE, que estava representada pelos integrantes Carlos Magno, David Lobão e Fabiano Faria.

Foram unânimes as críticas durante as intervenções da plenária sobre a falta de coerência da tabela remunerativa, que perpassa anos muito antes da nova Lei 12.772/12. Os enquadramentos realizados pelo governo desvalorizaram, excluíram e dificultaram as progressões e promoções para os/as professores/as.

Os debates do GT Carreira continuam hoje, iniciados pelo Conselho Permanente para o Reconhecimento de Saberes e Competências (CPRSC) do EBTT; o direito às 30 horas para técnicos/as e docentes; e as alternativas para os ataques da Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal (Funpresp). Acompanhe a cobertura e a fotos do GT em nossa fanpage do Facebook e a transmissão ao vivo em nosso canal do YouTube.

Fonte: SINASEFE-DN


0 Responses to “GT Carreira do SINASEFE debate questões levantadas por CNS e CND”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


AGENDA

JANEIRO/2014

04 - Reunião das Entidades do Serviço Público, em Brasília/DF

05 - Marcha de Abertura da Campanha Salarial 2014 dos SPFs, em Brasília/DF

06 - Seminário sobre Dívida Pública, em Brasília/DF

07 - Plenária do Fórum de Entidades do Serviço Público, em Brasília/DF

13 - Reunião da CNS, em Brasília/DF

21 - Prazo final para realização das assembleias para eleição de delegados do 28º CONSINASEFE e para discussão da greve

22 a 23 - 120ª PLENA do SINASEFE, em Brasília/DF

NOVO SITE DO SINASEFE-PA

Vídeos

Fotos

Dezembro 2013
S M T W T F S
« Nov   Jan »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

Arquivos

Diretoria Executiva – Biênio 2013/2015 – Gestão Ação e Luta

Coordenação Geral
Antônio Vitorino de Morais
Acácio Tarciso Moreira de Melo
Carlos Alberto Nobre da Silva

Secretário Geral
Cledson Nahum Alves

Secretário Adjunto
Luiz Otávio Monteiro Barroso

Tesoureiro Geral
Waldemir Gonçalves Nascimento

Tesoureiro Adjunto
Bartolomeu José de Barroso Junior

Secretário de Formação Política e Sindical
José Maria Cardoso Sacramento

Secretario de Imprensa e Divulgação
Maria Grings Batista

Secretario de Assuntos Legislativos e Jurídicos
Valderino Assunção Souza

FALE CONOSCO

TWITTER

Estatísticas do Blog

  • 70,897 Visitantes

Acessos no dia de hoje

política

%d bloggers like this: