28
Nov
13

AGE em Conceição do Araguaia elege delegados sindicais e cobra o fim da intervenção no IFPA

Realizada no dia 18/11, a Assembleia Geral do IFPA – campus Conceição do Araguaia foi coordenada pelos diretores do SINASEFE-PA, Acacio Melo e Carlos Nobre, com a seguinte pauta: 1 – Informes locais e nacionais; 2 – Eleição dos Delegados Sindicais; além da inclusão de pontos sobre 3 – Assessoria Jurídica; 4 – Intervenção no IFPA; e 5 – Criação do Instituto Federal do Sul do Pará.

O representante sindical Acacio Melo informou que o 28º CONSINASEFE está marcado para os dias 26, 27 e 28 de março de 2014, em Brasília-DF, e destacou a importância dos servidores participarem dos eventos nacionais de forma a inserir discussões regionais no contexto nacional e, assim, fortalecer tanto o papel da Seção Pará quanto do Sindicato Nacional. Também orientou os servidores a não aderirem à FUNPRESP, considerada por diversas centrais sindicais mais um ataque do Governo Dilma à classe trabalhadora, já que o servidor público que aderir ao fundo perderá seu direito à aposentadoria integral. Comunicou ainda da construção de uma Greve Nacional, para 2014, que tem como uma das bandeiras de luta a antecipação do reajuste dos servidores, previsto somente para 2015.

Nos informes locais, o diretor Carlos Nobre ressaltou que o SINASEFE-PA está atento quanto à possibilidade de desvinculação da Escola Tenente Rêgo Barros (ETRB) do Comando Aéreo Regional (COMAR I) e da transferência de administração para o IFPA, de forma a garantir a manutenção da instituição. Prosseguiu dizendo que a mesma vigilância é devida aos servidores do IFPA – campus Altamira, que recentemente conquistaram, sem quaisquer auxílio da Direção Geral ou Reitoria, o título definitivo do terreno onde funciona o Instituto.

Além disso, os diretores sindicais afirmaram que é uma demanda prioritária a geração de novos códigos de vaga para professores e servidores técnico-administrativos, bem como a criação de um plano de qualificação para os servidores do IFPA, e confirmaram a realização, em breve, das eleições da CIS e CPPD, sob a supervisão do SINASEFE-PA.

Assessoria Jurídica

Os servidores reivindicaram que a Assessoria Jurídica do Sindicato esteja mais presente na base. Relataram que é necessário maiores esclarecimentos sobre o assédio moral; desvios de função; e mesmo do auxílio-transporte (direito adquirido pelo SINASEFE-PA por via judicial), já que em muitos campi o benefício é negado quando não há a apresentação de comprovantes, em claro desrespeito à conquista dos servidores.

Para dar suporte às demandas judiciais dos associados na região, os servidores sugeriram a descentralização da Assessoria Jurídica, através da contratação de um advogado, em Conceição do Araguaia ou Redenção, no valor de um salário mínimo mensal, a ser pago pela Seção Sindical, além de ressarcimento das despesas de deslocamento, caso necessário.

Delegados Sindicais

Foram eleitas para o cargo de Delegado Sindical, as servidoras Bárbara Santos (representante dos docentes) e Ivone Siqueira (representante dos técnicos-administrativos).

Intervenção no IFPA

Os servidores lembraram que a intervenção ocorreu devido a problemas de corrupção no IFPA, mas que tinha prazo definido para encerrar. “Seriam seis (06) meses de intervenção e, agora, já se estende há mais de um (01) ano, sem perspectiva de terminar”, afirmou o servidor Everaldo Nunes.

A recém-eleita delegada sindical, Ivone Siqueira ressaltou que “há um retrocesso no processo de interiorização do Instituto e a categoria deve se manifestar, inclusive com uma greve se for o caso”. Em seguida, a assembleia encaminhou que os delegados sindicais eleitos de todos os campi estejam presentes na próxima Assembleia Geral (data sugerida para 04/12, na sede do Sindicato) para ampliar o debate.

Criação do Instituto Federal do Sul do Pará

Os servidores solicitaram que a diretoria do SINASEFE-PA encaminhe um ofício ao reitor do IFPA, Élio Cordeiro, para a divulgação de mais informações acerca do processo de criação de novos Institutos no Pará, de forma a permitir que a categoria se aproprie de argumentos técnicos e políticos sobre o assunto.

Por fim, foi proposto que o SINASEFE-PA organize um encontro entre os sindicalizado do sul e sudeste do Pará para discussão desta temática e de outras que sejam comuns aos campi da região.

Fonte: SINASEFE-PA


0 Responses to “AGE em Conceição do Araguaia elege delegados sindicais e cobra o fim da intervenção no IFPA”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


AGENDA

JANEIRO/2014

04 - Reunião das Entidades do Serviço Público, em Brasília/DF

05 - Marcha de Abertura da Campanha Salarial 2014 dos SPFs, em Brasília/DF

06 - Seminário sobre Dívida Pública, em Brasília/DF

07 - Plenária do Fórum de Entidades do Serviço Público, em Brasília/DF

13 - Reunião da CNS, em Brasília/DF

21 - Prazo final para realização das assembleias para eleição de delegados do 28º CONSINASEFE e para discussão da greve

22 a 23 - 120ª PLENA do SINASEFE, em Brasília/DF

NOVO SITE DO SINASEFE-PA

Vídeos

Fotos

Novembro 2013
S M T W T F S
« Out   Dez »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Arquivos

Diretoria Executiva – Biênio 2013/2015 – Gestão Ação e Luta

Coordenação Geral
Antônio Vitorino de Morais
Acácio Tarciso Moreira de Melo
Carlos Alberto Nobre da Silva

Secretário Geral
Cledson Nahum Alves

Secretário Adjunto
Luiz Otávio Monteiro Barroso

Tesoureiro Geral
Waldemir Gonçalves Nascimento

Tesoureiro Adjunto
Bartolomeu José de Barroso Junior

Secretário de Formação Política e Sindical
José Maria Cardoso Sacramento

Secretario de Imprensa e Divulgação
Maria Grings Batista

Secretario de Assuntos Legislativos e Jurídicos
Valderino Assunção Souza

FALE CONOSCO

TWITTER

Estatísticas do Blog

  • 70,897 Visitantes

Acessos no dia de hoje

política

%d bloggers like this: