25
Jun
13

Belém constrói uma agenda de protestos

Novos protestos estão marcados de hoje até quinta-feira, 27, em Belém, Ananindeua e Marituba. Na capital, as manifestações serão hoje e quarta-feira, 26, com concentração entre 16 e 17 horas e saída às 18h, de São Brás em direção ao Palácio Antônio Lemos (sede da Prefeitura da Belém). Não ficou claro, na reunião realizada na tarde de ontem, no anfiteatro da Praça da República, com mais de mil pessoas presentes, se o trajeto será feito pela avenida Magalhães Barata ou pela avenida Governador José Malcher. Amanhã, a concentração será em Ananindeua, com saída da frente da Universidade da Amazônia (Unama), na BR-316, com destino à prefeitura do município, interditando o sentido Ananindeua-Marituba da rodovia.

A concentração será às 14 horas e a saída às 16. Em Marituba o ato está marcado para quinta-feira, provavelmente com tema da instabilidade política do município, mas o horário ainda não foi divulgado. Na reunião de Belém, além de definir locais e horários das manifestações, os manifestantes optaram por definir pautas mais claras e menores, dando mais foco a cada ato. Protestos individuais não estão descartados, entretanto, o que não vai eliminar a identidade multitemática da onda nacional de protestos. Os movimentos também seguem sem lideranças. O foco principal, segundo eles, continua a ser o transporte público: redução de tarifas e congelamento das passagens, melhoria nas frotas de ônibus, transparência nas contas do sistema, agilização da conclusão das obras do BRT e também passe livre para estudantes.

Sentados ou em pé, os presentes repetiam cada discurso e proposta em coro. Além do transporte público, a pauta inclui saúde e educação. O combate à corrupção, com repúdio às PECs 33 e 37, também deve continuar. As mobilizações via redes sociais vão continuar e possivelmente serão criados documentos com propostas de leis de iniciativa popular, com o objetivo de colher assinaturas físicas e digitais em petições online. Foi reforçado que não deve haver violência ou depredação do patrimônio público. São esperadas, pelo menos, 15 mil pessoas no ato, já que as páginas do Facebook relacionadas aos movimentos possuem mais de 21 mil pessoas.

Em Ananindeua, a reunião de pauta foi na praça da Bíblia. Várias pessoas haviam sido informadas que já haveria uma passeata, inclusive os  órgãos de segurança pública. Porém, tudo ficou apenas no planejamento. Mesmo assim, 38 homens da polícia militar (entre PM, Choque e Rotam) e mais 50 guardas municipais foram destacados e seguiram de prontidão, como informaram o aspirante Jairo Nascimento (supervisor do sexto Batalhão de Polícia Militar) e o inspetor Leandro Macedo. As duas corporações tinham informações do serviço de inteligência de que o ato não seria pacífico. O movimento se organizou e definiu os focos do protesto e data.

A principal bandeira deve ser o transporte público, com redução da passagem, integração dos sistemas de bilhetagem (Passe Fácil de Belém e Passe Inteligente de Ananindeua), congelamento das tarifas, quebra do monopólio da empresa Forte (que domina a grande parte das linhas da cidade) e passe livre para estudantes. Possivelmente será criado o movimento “Ananindeua Livre”. Outra pauta que será discutida será a saúde, com pedidos de criação de hospitais públicos municipais ou retomada das obras iniciadas; humanização do atendimento médico; criação de um sistema de controle de qualidade do atendimento e controle de ponto de todos os profissionais de saúde.

Fonte: O Liberal


0 Responses to “Belém constrói uma agenda de protestos”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


AGENDA

JANEIRO/2014

04 - Reunião das Entidades do Serviço Público, em Brasília/DF

05 - Marcha de Abertura da Campanha Salarial 2014 dos SPFs, em Brasília/DF

06 - Seminário sobre Dívida Pública, em Brasília/DF

07 - Plenária do Fórum de Entidades do Serviço Público, em Brasília/DF

13 - Reunião da CNS, em Brasília/DF

21 - Prazo final para realização das assembleias para eleição de delegados do 28º CONSINASEFE e para discussão da greve

22 a 23 - 120ª PLENA do SINASEFE, em Brasília/DF

NOVO SITE DO SINASEFE-PA

Vídeos

Fotos

Junho 2013
S M T W T F S
« Maio   Jul »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

Arquivos

Diretoria Executiva – Biênio 2013/2015 – Gestão Ação e Luta

Coordenação Geral
Antônio Vitorino de Morais
Acácio Tarciso Moreira de Melo
Carlos Alberto Nobre da Silva

Secretário Geral
Cledson Nahum Alves

Secretário Adjunto
Luiz Otávio Monteiro Barroso

Tesoureiro Geral
Waldemir Gonçalves Nascimento

Tesoureiro Adjunto
Bartolomeu José de Barroso Junior

Secretário de Formação Política e Sindical
José Maria Cardoso Sacramento

Secretario de Imprensa e Divulgação
Maria Grings Batista

Secretario de Assuntos Legislativos e Jurídicos
Valderino Assunção Souza

FALE CONOSCO

TWITTER

Estatísticas do Blog

  • 70,897 Visitantes

Acessos no dia de hoje

política

%d bloggers like this: