24
Mar
11

Sinasefe filia-se à CSP-Conlutas

Fonte: CSP-Conlutas

25º Congresso do SINASEFE aprova filiação à CSP-Conlutas

Com a presença de mais de 300 delegados e delegadas de todo o país, o plenário do congresso aprovou com mais de 80% dos votos a confirmação da filiação do sindicato à CSP-CONLUTAS. O SINASEFE foi uma das primeiras entidades nacionais a apoiar o projeto de construção de uma organização sindical, popular e estudantil, que deu origem à CONLUTAS em 2006. Após o CONCLAT – Congresso da Classe Trabalhadora, quando nasceu a CSP-CONLUTAS, uma Reunião Plena do sindicato já havia indicado a participação da entidade nos fóruns da Central, apontando para a definição sobre a filiação para esse congresso.

O debate sobre o tema foi precedido de um painel sobre a reorganização da classe trabalhadora que teve como palestrantes José Maria de Almeida, pela CSP-CONLUTAS e David Lobão, pela INTERSINDICAL. Ambos reafirmaram a necessidade de construir uma alternativa de classe, independente de governos e patrões, e firmada na ação direta dos trabalhadores contra os projetos da burguesia e seu sistema capitalista. Nesse sentido, a unidade da classe é elemento preponderante para enfrentar a crise econômica e as medidas que o governo Dilma vem lançando. Essas medidas atacam o conjunto da classe trabalhadora, mas, sobretudo, visam a retirada de direitos e conquistas do funcionalismo público, promovendo o congelamento salarial, a demissão, a privatização e o corte de verbas públicas. Os dois palestrantes, Zé Maria e Lobão, defenderam a filiação do SINASEFE à CSP-CONLUTAS.

Logo após a mesa proferir o resultado da votação, confirmando a filiação do sindicato à Central, o plenária explodiu com os participantes entoando a palavra de ordem “Pra nossa luta continuar, só com uma Central sindical e popular!”.
Neste mesmo dia, já na parte da noite, o congresso foi tomado por uma grande comoção quando anunciado que 13 manifestantes – dentre eles vários militantes da CSP-CONLUTAS e do PSTU – haviam sido agredidos e presos pela polícia do governador Sérgio Cabral, quando realizavam um ato de protesto no Rio de Janeiro contra a vinda de Barack Obama ao Brasil.

Em seguida ao informe, vários companheiros se inscreveram para registrar seu repúdio à polícia militar, ao governador do Rio e à presidente Dilma Rousseff, e também manifestar ampla solidariedade e apoio aos militantes presos durante o ato público. Na seqüência, a mesa encaminhou uma moção de repúdio às autoridades responsáveis pela atitude truculenta e antidemocrática contra os manifestantes. Em um trecho da moção os delegados denunciam que “não há dúvidas sobre o caráter político das prisões e, conseqüentemente, da subserviência do governo Dilma ao imperialismo estadunidense”. A moção foi aprovada por unanimidade. Veja abaixo a íntegra dessa moção.

O congresso teve seu encerramento no domingo, dia 20.03, debatendo o plano de lutas e aprovando uma série de resoluções que buscam unificar as ações do funcionalismo federal em uma grande campanha salarial neste ano. Paulo Barela, falando pela CSP-CONLUTAS, destacou a importância do congresso, a dedicação e o comprometimento dos delegados e delegadas na elaboração de uma política que, partindo das necessidades da categoria, aponte para uma resposta ampla e contundente contra os planos do governo Dilma, em conjunto com as demais entidades. O plano de ação aprovado aqui é uma expressão do compromisso do SINASEFE com a unidade da CNESF e das demais entidades do funcionalismo federal e pavimenta o caminho para a construção da greve dos servidores públicos federais como única e objetiva resposta aos ataques desse governo. Dilma está comprometida até a medula com os interesses dos ricos e poderosos, assim para responder à crise e livrar a cara da burguesia ataca violentamente os direitos dos trabalhadores, ressalta Barela.

Anúncios

0 Responses to “Sinasefe filia-se à CSP-Conlutas”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


AGENDA

JANEIRO/2014

04 - Reunião das Entidades do Serviço Público, em Brasília/DF

05 - Marcha de Abertura da Campanha Salarial 2014 dos SPFs, em Brasília/DF

06 - Seminário sobre Dívida Pública, em Brasília/DF

07 - Plenária do Fórum de Entidades do Serviço Público, em Brasília/DF

13 - Reunião da CNS, em Brasília/DF

21 - Prazo final para realização das assembleias para eleição de delegados do 28º CONSINASEFE e para discussão da greve

22 a 23 - 120ª PLENA do SINASEFE, em Brasília/DF

NOVO SITE DO SINASEFE-PA

Vídeos

Fotos

Março 2011
D S T Q Q S S
« Fev   Abr »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Arquivos

Diretoria Executiva – Biênio 2013/2015 – Gestão Ação e Luta

Coordenação Geral
Antônio Vitorino de Morais
Acácio Tarciso Moreira de Melo
Carlos Alberto Nobre da Silva

Secretário Geral
Cledson Nahum Alves

Secretário Adjunto
Luiz Otávio Monteiro Barroso

Tesoureiro Geral
Waldemir Gonçalves Nascimento

Tesoureiro Adjunto
Bartolomeu José de Barroso Junior

Secretário de Formação Política e Sindical
José Maria Cardoso Sacramento

Secretario de Imprensa e Divulgação
Maria Grings Batista

Secretario de Assuntos Legislativos e Jurídicos
Valderino Assunção Souza

FALE CONOSCO

TWITTER

Estatísticas do Blog

  • 71,892 Visitantes

Acessos no dia de hoje

política

%d bloggers like this: