01
Mar
11

Sinasefe-PA leva informações e serviços aos campi do interior

01/03/2011
Ao colocar em prática uma atuação sindical que valoriza o trabalho de base, inclusive a integração entre os campi da capital e do interior, o Sinsefe-PA realizou uma verdadeira “caravana” nos locais onde o sindicato possui delegados sindicais, para levar aos seus associados e à categoria em geral assuntos como informações sobre o sindicato, a palestra “Segurança e Saúde do Trabalhador: Riscos e Cargas no Trabalho”, discussão sobre as propostas da carreira docente e dos Técnicos Administrativos (TAE’s), questões jurídicas, palestra sobre assédio moral e aposentadoria complementar e realização de Assembleias Gerais Extraordinárias, entre outros objetivos para a tiragem de delegados ao 25º Consinasefe, que vai ocorrer entre os dias 17 e 20 de março em São Luís (MA) (veja matéria neste jornal).
A caravana ocorreu entre os dias 07 e 24 de fevereiro de 2011, e foi coordenada pelos diretores Élcio Amaral e Ewaldo Silveira, coordenadores do Sinasefe-Seção Sindical do Pará e o advogado Edevaldo Caldas, Assessor Jurídico do Sindicato, e realizada nos seguintes campi: Tucuruí, Marabá, Santarém, Altamira, Bragança e Castanhal. As atividades foram divididas da seguinte forma: o professor Élcio Amaral proferiu as palestras sobre segurança e saúde do trabalhador, enquanto o professor Ewaldo Silveira ficou responsável pela apresentação da proposta da carreira dos docentes e técnicos-administrativos em educação. Já o advogado Edevaldo Caldas responsabilizou-se pelas palestras sobre alterações do regime da previdência dos servidores públicos, assédio moral, além de prestar plantão jurídico em cada um dos campi visitados.
De acordo com o relatório de viagem da Direção do Sinasefe-PA, em todos os campi visitados, os representantes do Sindicato foram bem recebidos pela comunidade docente e técnicos administrativos, numa relação profissional satisfatória. “Em todos os momentos, tivemos presença de servidores filiados, como também de servidores não filiados, quando no momento alguns fizeram suas filiações, o que demonstrou resultado positivo das ações realizadas”, completa o professor Élcio Amaral.
Em todos os campi visitados, foram relatados algumas queixas sobre a segurança e a saúde dos servidores, no caso doenças relacionadas ao trabalho, bem como as questões do direito aos adicionais de insalubridade e periculosidade.
Também foi verificado que a grande maioria dos campi visitados não possui laboratórios para realização das aulas práticas, exceto laboratório de informática, que ainda funcionam, mas que precisam de mesas e cadeiras adequadas e suficientes aos alunos, no caso dos campi de Santarém, Altamira, Bragança e Tucuruí.
Outra reclamação foi a relativa à sobrecarga horária de aulas, existindo caso de apenas um professor-engenheiro para atuar em todas as disciplinas técnicas de um curso (no caso, o curso de Mineração de Santarém), além de trabalharem em três turnos, por falta de professores para dividirem os turnos de trabalho (campus Altamira e Santarém).
Também foram identificados suspeitados casos de assédio moral, em que os servidores – principalmente aqueles em estágio probatório – comentaram a respeito do tratamento de seus superiores hierárquicos. Finalmente foram identificados casos de enquadramento incorreto de servidores (professores e TAEs) com titulação de Especialista, Mestre e Doutor, além de caso específico da não concessão da Retribuição por Titulação (campus Santarém) e outras vantagens de direito, tipo vale-transporte em Altamira, que funciona em uma área rural sem linha de ônibus para atender não só a população, mas também os servidores.
A direção do Sinasefe-PA considerou muito positivo o resultado dessas atividades e reafirma sua disposição de continuar trabalhando nessa ótica de expansão do atendimento sindical e de integração da categoria.

Texto: Assessoria de Comunicação Sindical do Sinasefe-PA

Advertisements

0 Responses to “Sinasefe-PA leva informações e serviços aos campi do interior”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


AGENDA

JANEIRO/2014

04 - Reunião das Entidades do Serviço Público, em Brasília/DF

05 - Marcha de Abertura da Campanha Salarial 2014 dos SPFs, em Brasília/DF

06 - Seminário sobre Dívida Pública, em Brasília/DF

07 - Plenária do Fórum de Entidades do Serviço Público, em Brasília/DF

13 - Reunião da CNS, em Brasília/DF

21 - Prazo final para realização das assembleias para eleição de delegados do 28º CONSINASEFE e para discussão da greve

22 a 23 - 120ª PLENA do SINASEFE, em Brasília/DF

NOVO SITE DO SINASEFE-PA

Vídeos

Fotos

Março 2011
D S T Q Q S S
« Fev   Abr »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Arquivos

Diretoria Executiva – Biênio 2013/2015 – Gestão Ação e Luta

Coordenação Geral
Antônio Vitorino de Morais
Acácio Tarciso Moreira de Melo
Carlos Alberto Nobre da Silva

Secretário Geral
Cledson Nahum Alves

Secretário Adjunto
Luiz Otávio Monteiro Barroso

Tesoureiro Geral
Waldemir Gonçalves Nascimento

Tesoureiro Adjunto
Bartolomeu José de Barroso Junior

Secretário de Formação Política e Sindical
José Maria Cardoso Sacramento

Secretario de Imprensa e Divulgação
Maria Grings Batista

Secretario de Assuntos Legislativos e Jurídicos
Valderino Assunção Souza

FALE CONOSCO

TWITTER

Estatísticas do Blog

  • 71,416 Visitantes

Acessos no dia de hoje

política

%d bloggers like this: