17
Fev
11

5 mil servidores lançam campanha salarial em Brasília

17/02/2011
Uma manifestação na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, marcou o início da Campanha Salarial Unificada dos Servidores Públicos Federais (SPF’s). O ato público foi realizado na quarta-feira, 16, com a participação de representantes de 23 entidades de várias categorias.
A concentração começou em frente à Catedral de Brasília. Cerca de cinco mil servidores iniciaram uma caminhada até o Congresso Nacional, onde foi realizado um ato público. A manifestação terminou em frente ao Ministério do Planejamento, onde representantes de entidades tentaram se reunir com a ministra Miriam Belchior, o que não foi possível. Mas um documento com as reivindicações foi entregue no Ministério.

Enfrentando sol e chuva, os servidores permaneceram mobilizados até o final da passeata, que contou com a participação do deputado federal Chico Alencar e da senadora Marinor Brito (PSOL/PA), que manifestaram apoio à pauta dos servidores. Bem humorado, um grupo de servidores chamou a atenção com um boneco que trazia a caricatura da presidente Dilma Rousseff. Em alusão aos anúncios de corte de R$50 bilhões no orçamento, suspensão de concursos públicos e a intenção do governo de aprovar projetos que prejudicam os servidores, como o PLP 549/09 e MP 520/10, a boneca foi apelidada de “Dil-MÁ”.

As entidades pediram ao Congresso Nacional que retire de sua pauta projetos considerados contrários aos interesses dos servidores . Um deles é o PLP 549, que prevê o congelamento dos salários dos servidores federais por dez anos.

Para as entidades que realizaram a manifestação, se a pauta dos servidores for atendida, o atendimento do serviço público para a população só tem a melhorar. “Com o servidor valorizado e investimento adequado, o serviço público funciona e todos saem ganhando”, diz o texto do folder distribuído durante o ato.

Outro ponto citado na manifestação é a avaliação de desempenho do serviço público. No governo anterior, por várias vezes houve tentativas de fixar regras que foram refutadas pelos servidores públicos.

Outros itens da pauta são: cumprimento de acordos firmados com o governo, paridade entre ativos, aposentados e pensionistas, definição de data-base (1º de maio), política salarial permanente com reposição inflacionária e valorização do salário base, incorporação das gratificações e direito de greve irrestrito.

CORTES – Durante a manifestação, os servidores denunciaram a política do governo, que trabalha com a perspectiva de um plano de ajuste fiscal que aplique um redutor nos gastos públicos. O “pacote de maldades” prevê também a restrição do direito de greve e a regulamentação da previdência complementar do servidor (fundos de pensão privados), e medidas que atingem os direitos de aposentados e pensionistas, além da suspensão dos concursos públicos e cortes no orçamento de 2011 que podem chegar aos R$ 50 bilhões.
MOBILIZAÇÕES – De acordo com a CSP-Conlutas, uma das organizadoras do evento, a lista de ameaças aos servidores e serviços públicos é grande. “A mobilização desta quarta mostra a disposição dos trabalhadores em enfrentar e combater todos os obstáculos que estão no caminho do fortalecimento do Estado e melhoria dos serviços públicos. Esta marcha foi apenas a largada. Há disposição, inclusive, para realização de greves e novas mobilizações em defesa do setor público”.
Conforme decisão de sua Assembleia Geral, o Sinasefe-PA enviou dois representantes –
os diretores Lindon Johnson e Vergelino Gonçalves – para participarem das atividades de lançamento da campanha em Brasília, que inclui a realização de uma Reunião Ampliada das Entidades Nacionais, na sexta-feira, dia 18. Além da Campanha, os representantes Sinasefe-PA participam das atividades do próprio Sinasefe, entre elas o GT de Políticas Educacionais, que ocorre no dia 18, e o Ato Público dos Trabalhadores, no dia 24, ambos em Brasília.
Além do Sinasefe Nacional, a manifestação foi realizada pelas seguintes entidades nacionais: Assibge-SN, Andes-SN, Asfoc, CUT, Condsef, CNTSS, Confelegis, CSP-Conlutas, Fasubra, Fenalegis, Fenasps, Fenajufe, Mosap, Proifes, Sinal, Sinait, Sintbacen, Sindlegis, Sindifisco Nacional e Sinasempu.

(Texto: Assessoria de Comunicação do Sinasefe-PA. Com Condsef e G1).

Entidades reúnem 5 mil em Brasília

Anúncios

0 Responses to “5 mil servidores lançam campanha salarial em Brasília”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


AGENDA

JANEIRO/2014

04 - Reunião das Entidades do Serviço Público, em Brasília/DF

05 - Marcha de Abertura da Campanha Salarial 2014 dos SPFs, em Brasília/DF

06 - Seminário sobre Dívida Pública, em Brasília/DF

07 - Plenária do Fórum de Entidades do Serviço Público, em Brasília/DF

13 - Reunião da CNS, em Brasília/DF

21 - Prazo final para realização das assembleias para eleição de delegados do 28º CONSINASEFE e para discussão da greve

22 a 23 - 120ª PLENA do SINASEFE, em Brasília/DF

NOVO SITE DO SINASEFE-PA

Vídeos

Fotos

Fevereiro 2011
D S T Q Q S S
« Jan   Mar »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728  

Arquivos

Diretoria Executiva – Biênio 2013/2015 – Gestão Ação e Luta

Coordenação Geral
Antônio Vitorino de Morais
Acácio Tarciso Moreira de Melo
Carlos Alberto Nobre da Silva

Secretário Geral
Cledson Nahum Alves

Secretário Adjunto
Luiz Otávio Monteiro Barroso

Tesoureiro Geral
Waldemir Gonçalves Nascimento

Tesoureiro Adjunto
Bartolomeu José de Barroso Junior

Secretário de Formação Política e Sindical
José Maria Cardoso Sacramento

Secretario de Imprensa e Divulgação
Maria Grings Batista

Secretario de Assuntos Legislativos e Jurídicos
Valderino Assunção Souza

FALE CONOSCO

TWITTER

Estatísticas do Blog

  • 72,047 Visitantes

Acessos no dia de hoje

política

%d bloggers like this: